quinta-feira, 3 de maio de 2012

A musicalização


Iniciação Musical Infantil. 
A música esta sendo utilizada na educação das crianças em idade pré-escolar, por ter uma grande importância no desenvolvimento intelectual, da audição, sensorial, da fala e nos movimentos.
A música é um fundamental nesta primeira etapa do sistema educativo. A criança começa a se expressar de outra maneira e é capaz de integrar-se ativamente na sociedade, porque a música ajuda a ganhar independência nas suas atividades habituais, assumir o cuidado de si mesma e do meio, e ampliar seu mundo de relações. A música tem o dom de aproximar as pessoas. A criança que vive em contato com a música aprende a conviver melhor com outras crianças, estabelecendo uma comunicação mais harmoniosa. Nesta idade a música as encanta lhes dão a segurança emocional e a confiança, porque se sentem compreendidas ao compartilhar canções, e inseridas num clima de ajuda, colaboração e respeito mútuo.

Os Benefícios da Música para as Crianças.

Na alfabetização a criança é mais estimulada com a música. Através das canções infantis, nas que as sílabas são rimadas e repetitivas, e acompanhadas de gestos que se fazem ao cantar, a criança melhora sua forma de falar e de entender o significado de cada palavra. E assim, se alfabetizará de uma forma mais rápida.
A música também ajuda muito a criança quanto ao poder da concentração, além de melhorar sua capacidade de aprendizagem em matemática, pois é a música é pura matemática. Além disso, facilita a aprendizagem de outros idiomas, potenciando sua memória.
Com a música, a expressão corporal da criança se vê mais estimulada. Utilizam novos recursos ao adaptar seu movimento corporal aos ritmos de diferentes músicas, contribuindo desta forma na potencialidade do controle rítmico de seu corpo. Através da música, a criança pode melhorar sua coordenação e combinar uma série de movimentos. Movimente-a para que possa dançar enquanto você canta, podendo abraçá-la e/ou carregá-la no colo cantando outros ritmos infantis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário