quinta-feira, 3 de maio de 2012

Aquarela - Toquinho


Em 1982, após vários anos de apresentações na Itália, Toquinho já era um nome de destaque naquele país. O empresário Franco Fontana criara a gravadora “Maracanã” objetivando diretamente a música brasileira, e resolvera gravar um disco com Toquinho, com músicas novas. Para isso escolheu o músico italiano Maurizio Fabrizio, que havia vencido o festival de San Remo e que, na visão de Franco, concentrava características semelhantes às do violonista brasileiro.


 Do encontro dos dois resultou uma generosa parceria, material para quatro discos entre o período de 1983 e 1994. Essas canções receberam originalmente letras em italiano, a grande maioria, de Guido Morra, e poucas de Sergio Bardotti. Depois algumas foram vertidas para o castelhano por Baldacchi e outras por Toro. Parte delas recebeu versões de Toquinho, que as gravou também em português. 

Na casa de Toquinho após o uma tarde de almoço Fabrizio avistou uma pianolinha, uma coisinha ridícula, Toquinho então pegou o violão e começaram a tocar algo. De inicio concordou e começou a mostrar uma música. Toquinho achou meio chata a primeira parte, mas quando Fabrizio entrou na segunda parte, ele adorou. Assim, gastaram nem três minutos para fazer a música que seria conhecida como “Acquarello”, em italiano, que é a nossa “Aquarela”.

Nos outros dias fizeram umas oito melodias. Maurizio teve que retornar para a Itália para criar os arranjos e trabalhar com o letrista, Guido Morra, que fez as letras de todas as canções. Quando Toquinho chegou à Itália, em novembro de 1982, para fazer a temporada de shows e gravar o disco, lá estava ele num restaurante e Fabrizio e Morra  apareceram com todas as letras já datilografadas.

De inicio Toquinho não confiava muito na musica e muito menos que iria se algo de grande sucesso, para Toquinho a música Aquarela “É uma letra mágica: desperta a criança que carregamos dentro de nós, reforça o romantismo da amizade, aviva as delícias de se ganhar o mundo com a rapidez moderna, e, por fim, nos alerta para o enigma do futuro que guarda em seu bojo a implacável ação do tempo, fazendo tudo perder a cor, perder o viço, perder a força”.

Toquinho foi o primeiro artista brasileiro a ganhar um Disco de Ouro na Itália, com 100.000 cópias. Toquinho virou artista popular fora do Brasil. Então resolveu gravar a música em português. E estourou em vários países como na Espanha, na Argentina, na França e em outros lugares. Mas no Brasil virou tema de publicidade, tarefa de escola para a criançada.

“Aquarela” é uma música que tem algo melhor, quem sabe a força da ingenuidade infantil ligada a um encanto popular que emociona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário